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  • Keymaster
    Member since: August 13, 2020

    Diário do Explorador – Episódio 13

     

    A lenda de Belgarosh

    Ah, os Trolls… Criaturas feias que escondem alguns segredos. Sem dúvida, o maior desses mistérios ainda permanece o mistério não resolvido da Troll Lady. Para aqueles que não estão familiarizados com o assunto, vamos explicar brevemente do que se trata. Bem, após a conclusão ‘tradicional’ da Troll Sabotage Quest, ainda ficamos com uma certa questão inacabada no questlog.

    O NPC Chief Grarkharok está procurando por seu escolhido para que ele possa começar sua própria tribo Troll. Muitos jogadores, como nós, acreditam que esta missão pode ser concluída. Até agora, porém, ninguém encontrou a Troll Lady, e inúmeras teorias surgiram sobre ela. Hoje, gostaríamos de apresentar a você uma dessas teorias que foi completamente esquecida. Achamos que é interessante o suficiente para merecer uma atualização.

    É provavelmente a teoria mais antiga sobre o assunto da Troll Lady. Pouco depois que Troll Sabotage foi introduzido no jogo (talvez até já no servidor de teste), surgiu um boato. Muitos jogadores se perguntaram como completar esta missão porque não tê-la completado no questlog parecia muito estranho para eles. Um jogador veio em socorro. Não está claro quem foi, mas está claro que ele despertou a imaginação de outros jogadores e os fez procurar o titular Belgarosh. De acordo com o boato, Belgarosh é um NPC que deveria ser a mulher exata que Grarkharok queria.

    Os jogadores procuraram por este NPC, mas em vão. Várias teorias surgiram para explicar a falta de Belgarosh no mapa. O mais popular disse que era um NPC de raro ressurgimento. Assim como bosses raros. Apesar da falta de evidências de tal mecanismo no jogo, acho que você vai admitir que é muito interessante. Ou talvez a ilha de Edron esconda algum local ainda não reconhecido com este NPC? No entanto, voltando aos fatos, deve-se admitir que não há absolutamente nenhuma evidência de tal NPC no jogo.

    O nome em si soa bastante sensato. Vejamos uma das declarações de Grarkharok:

    Chefe Grarkharok: Sim, eu roubei a clava chefe de Fragratosh, hrhrhrh! Agora faça minha própria tribo!

    Julgue por si mesmo – Fragratosh/Belgarosh, esses nomes compartilham uma estrutura semelhante. Claro, isso ainda não é prova, mas mesmo que alguém tenha inventado tudo – ele fez um bom trabalho.

     

    Você não encontrará muito sobre ela no Wiki. Aparentemente, o artigo foi excluído recentemente, então a captura de tela acima (e a página de discussão) é tudo o que resta. E a lenda de Belgarosh até agora permanece apenas uma lenda. Mas certamente, um digno de nota. E que teorias você tem sobre a conclusão da Troll Sabotage Quest? Deixe-nos saber em nosso Discord. Talvez possamos resolver o mistério juntos?

    NPCs aprisionados

    Certa vez, enquanto exploramos o jogo, a seguinte imagem apareceu aos nossos olhos.

    Como isso é possível? NPCs presos longe do jogador? À primeira vista, parece divertido. No entanto, não poder falar com eles, negociar com eles e não poder completar uma missão não é mais tão engraçado…

    Levamos um tempo para descobrir como produzir esse efeito. Não o publicamos para tornar a vida de outra pessoa miserável, mas apenas para poder emergir defensivamente de tais problemas, porque esse caminho secreto também permitirá que você liberte esses NPCs.

    Acontece que um simples summon é responsável por tudo. Para começar, precisamos invocar um monstro capaz de mover objetos. Por exemplo, o Demon Skeleton. No entanto, precisamos invocá-lo da maneira correta.

    Agora você tem que cercar seu personagem com caixotes, pacotes ou certos objetos incomuns 😀 Vamos usar apenas o último, por exemplo, o Flower Bowl.

     

    Aparentemente, este item tem um uso secreto. Com este objeto, podemos bloquear monstros fracos completamente, assim como com pacotes. O item não nos levanta como um pacote, mas monstros fortes o movem. Além disso, é mais leve que um pacote e podemos carregá-lo na mochila. Isso é mágico! Com certeza esse conhecimento pode ser útil para muitas pessoas. Claro, este não é o único item com tais propriedades incomuns. Acontece que a maioria das flores em vasos pode ser usada dessa maneira. Jogadores mais velhos podem se lembrar que a honey flower em Rook já foi usada para prender jogadores/monstros.

    No entanto, vamos voltar para a nossa invocação. Depois de nos cercarmos de Flower Bowls, invocamos o Demon Skeleton.

    Como você pode ver, o monstro apareceu atrás do balcão! A esta altura, acho que você entendeu o que aconteceu aqui. Monstros que movem caixas ou pacotes têm outra propriedade interessante. Se eles não tiverem um caminho livre à sua frente, eles destroem objetos como caixotes. Ao bloquear o caminho de um summon com, por exemplo, Magic Walls, podemos forçá-lo a destruir objetos.

    Podemos libertá-los usando o processo inverso – com Demon Skeleton ou outra invocação de alguma criatura forte.

    Ao pesquisar as flores acima mencionadas e seu efeito sobre os monstros, também notamos outra curiosidade. Você pode estar familiarizado com os campos a oeste de Greenshore. Lá encontramos, entre outras plantas, girassóis. Quando estivermos cercados por esses girassóis, os monstros não nos atacarão, nem poderão se aproximar de nós! Mesmo nossas invocações são incapazes de pisar neles.

    O Tibia mesmo depois de anos consegue surpreender o jogador com sua mecânica. Não é mesmo?

    Invasão de Kazordoon Depo

    Já que estamos em Kazordoon vale a pena parar um pouco por aqui e visitar o Depo…

    https://tibiasecrets.com/wp-content/uploads/2023/02/Xb5Tiap.mp4

    Haha! Esta é uma situação bizarra. Não é? Ataques de monstros no depósito em Kazordoon?

    Bem, não exatamente 😀 Já estamos nos apressando para explicar. No antigo Tibia, podíamos mover/atrair monstros para quase qualquer lugar que quiséssemos. Hoje em dia é difícil porque apenas alguns monstros, e.g. os de ataques, não desaparecem caso se afastem de seu ponto de respawn. Curiosamente, eles não desaparecem mesmo que estejam em outro andar. OK. Este é um conhecimento útil, mas como você transporta esses monstros para o centro de Kazordoon? É possível graças a uma certa invenção de Scutty:

    Sim. Os elevadores em Kazordoon podem transportar não apenas jogadores, mas também objetos e monstros.

    Bem, o mistério está resolvido. Você admite que esses monstros neste lugar são uma visão única?

    Por último, mas não menos importante, o elevador tem um atributo adicional e exclusivo. Permite a invocação (exceto as específicas de vocação, como Skullfrost). Isso significa que podemos, por exemplo, invocar o poodle e depois matá-lo!

    Ou podemos fazer o crocodilo (ou outro summon) perder o status e então convencê-lo como ek ou rp. Paladino com crocodilo convicto em Kazz? Apostamos, isso é algo que você nunca viu.

    ATUALIZAÇÃO:

    Curiosamente, no momento em que testamos este elevador, todos os mecanismos que descrevemos estavam funcionando. No entanto, descobriu-se que um dos últimos patches “consertou” parcialmente e não é mais possível transformar uma invocação (por exemplo, poodle) em um monstro. Talvez o fato de termos sido um dos poucos na história a matar uma criatura impossível de matar (no opt-pvp) tenha sido notado pela Cipsoft. 😀 No entanto, transportar monstros de ataque para o topo ainda funciona, se você quiser testá-lo.

    Um fã de histórias náuticas

    Deve haver um certo funcionário da Cipsoft que é um grande fã de histórias náuticas. Se visitarmos a sede da Explorer’s Society em Liberty Bay, alguns objetos interessantes aparecerão aos nossos olhos. Um deles é uma estátua específica. A placa na estátua diz:

    Esta é provavelmente uma referência a Horatio Hornblower de uma série de livros escritos por Cecil Scott Forester contando a carreira profissional de Horatio Hornblower, começando como um jovem aspirante e progredindo nas fileiras de oficial e terminando com a dignidade de almirante. Curiosamente, as histórias sobre esse marinheiro foram filmadas posteriormente!

    https://fwcdn.pl/fpo/09/13/110913/7278799.3.jpg

    Você provavelmente vai admitir que Flauta e Corneta são palavras muito parecidas. Isso dificilmente é uma coincidência!

    Bug que quebra o jogo encontrado por TibiaSecrets

    Como se sabe, o Tibia é um mundo muito complexo, composto por inúmeros mecanismos e interações possíveis. Não é de surpreender que alguns bugs escapem dos testes e aconteçam em “produção”, ou seja, podemos encontrá-los durante o jogo normal.

    Os bugs são obviamente mais, ou, menos sérios, uma falha no mapa ou um erro de digitação em um diálogo com um NPC não é nada particularmente interessante ou emocionante. Mas que tal um bug realmente crítico que permite até mesmo um personagem de baixo nível invocar uma criatura imortal e ao mesmo tempo muito poderosa?

    Pedi a Mogh (co-fundador e conhecido membro de nossa equipe) que descobriu o bug, para nos contar toda a história.

    Eu estava pesquisando para um próximo artigo quando descobri um bug crítico que pode ser explorado por profissões mágicas para convocar uma criatura chamada “Poor Soul” (Pobre Alma em português) que causa até 600-700 pontos de vida de dano e é IMORTAL. Fiquei chocado ao ver como esse bug era poderoso e suas implicações para a justiça do jogo.

    Eu imediatamente testei o bug em meu personagem “Dead Orc” e, com a ajuda da Pobre Alma, matei dois Bog Raiders com facilidade. Pedi ao meu colega de equipe do TibiaSecrets, Haishen, para testar o bug em seu personagem Zaajebustor e, depois de algumas mortes, percebemos que o bug era uma grande virada de jogo. Poor Soul foi capaz de derrubar um Dark Torturer e uma Fury em pouco tempo.

    Decidimos não testar mais essa invocação, pois já percebemos seu poder e o assustador potencial abusivo desse bug.

     

    “Esse bug era uma grande preocupação para a comunidade do Tibia, pois permitia que os jogadores enfrentassem bosses diários, e até mesmo os mais difíceis, sozinhos. As implicações são de longo alcance, já que jogadores de baixo nível podem ganhar uma grande quantidade de experiência invocando Poor Souls e enviando-os para a batalha. Sem mencionar que qualquer batalha PVP seria fortemente afetada. Eu acredito que as pessoas não sabiam sobre isso e de alguma forma existia despercebido. Era tão fácil de explorar que certamente saberíamos (até agora) sobre os jogadores que usaram/abusaram dele.”

    E, de fato, a Cipsoft levou o assunto a sério e foi excepcionalmente rápido em agir. O patch saiu apenas alguns dias depois que o bug foi relatado. Esta é a segunda vez que Mogh descobriu um problema tão sério (a primeira vez que ele relatou o bug das pernas anãs infinitas). Incentivamos você a ser justo e relatar essas coisas de forma proativa. Vamos ajudar a tornar nosso jogo favorito livre de bugs.

     

    Tendo em mente nossos leitores, tomamos o cuidado de documentar adequadamente essa “descoberta”. Graças a Mogh e Haishen podemos apreciar o vídeo abaixo:

    Também vale a pena mencionar que esse bug já pode estar presente no jogo desde a introdução da missão Soul War, o que significa há mais de dois anos.

    Você já relatou um bug sério? Certifique-se de nos avisar em nosso Discord!

     

    Fontes:

    https://tibia.fandom.com/wiki/Belgarosh

    https://tibia.fandom.com/wiki/Talk:Belgarosh

    https://tibiopedia.pl/items/Flower_Bowl

    https://tibiasecrets.com/forums/topic/scutty/

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