Forums

Post has published by Bosst
Viewing 1 post (of 1 total)
  • Keymaster

Spanish version
    English version
    Polish version

Na entrada de Kazordoon podemos ver umaconstrução gigantesca, certamente a maior estátua do Tibia, um aviso para os viajantes que querem cruzar os portões da cidade anã, um símbolo de poder, o grande Colosso.

O que é exatamenteesta construção? Que papel ela desempenha? O que encontramos lá dentro e como chegamos? Que influência o Colosso tem no Tibia, seu povo e cultura? Procuremos as respostas para essas e outras perguntas.

Um gigante à frente!

O lugar onde o Colosso foi forjado não é por acaso. As montanhas do “Grande Antigo” (The Big Old One) acabaram sendo o lugar perfeito para um império anão. Alto, vasto, quase intransponível e sendo o ponto central do continente. Uma estátua do tamanho do Colosso é a prova de que o povo anão é digno deste lugar.

Não só desempenha um papel representativo, despertando a admiração de todos que entram na cidade. Também serve como um aviso para inimigos em potencial, além de ser de uso prático na defesa de Kazordoon. Os construtores anões não queriam que fosse apenas uma rocha maciça. Toda a construção forma a chamada Fortaleza do Colosso, por ser oco por dentro, interligado por vários corredores e túneis. As aberturas nos lugares certos, bem como a altura e posição conveniente, permitem que os anões usem o Colosso como um lugar ideal para defender o reino contra invasores.

O papel defensivo do Colosso é destacado no livro “Kazordoon, the hiddencity”:

Kawill, líder dos geomancers em Kazordoon menciona o Colosso, como uma parte importante da defesa da cidade.

Jogador: Army

Kawill: Nossas fortalezas são fortes e fáceis de defender. Qualquer agressor será esmagado por nossos exércitos. A maioria dos intrusos não conseguirá passar pelo Colosso.

Jogador: Colossus

Kawill: A grande fortaleza que protege nosso reino tem a forma de um anão.

Mas o Colosso não é apenas uma fortaleza, é também uma das maravilhas do mundo Tibiano, o que é confirmado em um dos livros:

Tempos antigos

Olhando para a palavra “colossus” (colosso) em termos históricos, bem como o fato de que a passagem para Kazordoon passa sob os pés da construção, nos leva a crer que se trata de uma alusão direta ao famoso Colosso de Rodes. Era uma estátua gigantesca considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Kazordoon, e com elao Colosso, foram adicionados com a atualização 6.10 (23.12.2000).

Graças à gentileza de Dark Gladir (mais informações sobre seu projeto no final do artigo), podemos dar uma olhada em como era na época.

Vamos voltar no tempo até 2005 para ter uma visão ainda melhor desta magníficaconstrução.

Nostalgia. Lembro-me daqueles dias, todas as vezes que decidia visitar Kazordoon (e infelizmente eu ia lá raramente), o Colosso me impressionava.

Chaves Perdidas

A porta que leva ao Colosso está trancada. Sabemos como abri-la? sim. Podemos pegar a chave? A resposta a essa pergunta não é tão simples. Deixe-me analisar o conhecimento disponível do passado.

Primeiro, vamos verificar a fonte oficial que é o próprio Knightmare. Aqui está uma citação de sua entrevista para o Tibiaevents:

“Existe alguma maneira de entrar no Colosso, em Kazordoon?”

“Isso nunca foi realmente um segredo e é um pedaço da informação que estava disponível uma vez. Essa informação parece ter se perdido em um ponto, no entanto. Sim, o Colosso pode ser aberto, mas apenas com a chave correta. Esta chave, no entanto, não está nas mãos dos jogadores. “

Aqui, as coisas estão ficando interessantes. A chave (provavelmente) não está nas mãos dos jogadores agora, mas estava.

As chaves 3803 e 3804, abrem o corredor que leva para dentro de Colosso e fornece acesso a várias partes inacessíveis de Kazoordoon, como a Fortaleza e todas as passagens/corredores que podem ser encontrados dentro:

De acordo com a fonte, essas chaves estavam nas mãos de jogadores pelo menos até 2004. Roguer e Empirer, mapeadores de Kazordoonem Hiberna, as possuíam, mas uma foi perdida devido à uma morte e a outra deletada pela Cipsoft em 2005. Ainda não se sabe quem roubou a chave do corpo de Roguer e se ela ainda está em posse de alguém hoje em dia.

Claro, não podemos garantir que as informações sobre Roguer e Empirer sejam verdadeiras, especialmente considerando que Kazordoon foi criado no final de 2000eHiberna no final de 2003. Esta é a única menção a essas chaves que achei e que soa sensata fornecendo informações específicas sobre jogadores.

Alguma dessas chaves está atualmente disponível no jogo? Não há uma resposta específica para esta pergunta. Podemos fazer uma teoria cautelosa de que Knightmare, que é um mestre em construir uma atmosfera de mistério em suas obras, pode ter escondido coisas ainda não descobertas em Kazordoon. Acho improvável que a chave possa ter sido obtida por meio de algum tipo de interação com o meio ambiente ou outra matéria inanimada. Simplificando,  não espere encontrar tesouros escondidos clicando nas paredes como no Wolfenstein 3D.

Na minha opinião, a conversa é a chave do conhecimento. Portanto, talvez um dos NPCs possa nos apontar o caminho certo em busca da chave. Ou até dar para nós pessoalmente. Knightmare sempre deu grande atenção aos NPCs. Ele se certificou de que os personagens que criou se encaixassem perfeitamente em seu ambiente, que sua presença em um determinado lugar parecesse o mais natural possível, que eles tivessem sua própria história e, finalmente, que tivessem muito a dizer. Ou para se esconder …

Talvez Talphion, o tecnomante chefe, esteja de posse da chave? Ou Tulf, capitão dos guarda-costas do imperador? Ou talvez o próprio imperador Kruzak? Talvez um dia descubramos. Em qualquer caso, a nossa equipe não para de a procurar.

Adentrando o Desconhecido

11 de julho de 2013 é um dia memorável para mim. Isso foi quando o servidor de teste estava rodando antes do update de verão e foi quando Knightmare decidiu abrir o Forte do Colosso para os jogadores. Eu não poderia perder essa oportunidade, talvez a única na minha vida. Corri para a aventura.

Eu entrei na lenda.

16:13 Knightmare [32]: o colosso em kazorddonestá aberto para turistas. melhor NÃO se logar aí, você ficará preso e não vamos nos incomodar em tirá-lo de lá

Uma porta aberta, depois de tantos anos …

Deixe-me mostrar todas as capturas de tela que tirei naquela época, sem comentários desnecessários.

Embora à primeira vista possa parecer que o interior do Colosso é apenas um espaço vazio, acredite em mim, era como ser capaz de entrar em um cofre que meros mortais nunca terão acesso.

Vingança do Colosso

Você acha que o Colosso era apenas um símbolo de Kazordoon? Aparentemente não. Há algum tempo, encontramos um lugar muito interessante em Rathleton. Não fica longe do depot, apenas siga para sudoeste e você encontrará. Este local exato:

Aqui podemos encontrar uma placa na parede contendo uma inscrição misteriosa:

Vingança do Colosso. O que pode ser isso? Afinal, estamos em Rathleton. Que influência os anões poderiam ter neste lugar longe do continente?

Verificamos minuciosamente as fontes disponíveis para descobrir como os anões podem ter afetado a cultura da Ilha Oramond. Basicamente, Cormaya não está muito longe, e sabemos que os anões têm minas lá. Mesmo um túnel subterrâneo poderia ser de alguma forma possível.

Usando nossa ferramenta, conseguimos encontrar apenas uma entrada ligando anões a Oramond. Ela pode ser encontrada no livro “NightmareKnights Explore Oramond I”. Aqui está a citação específica:

“As pessoas que conhecemos eram aparentemente completamente humanas, embora um tanto pálidas e de uma atitude cansada e desinteressada. Embora eles obviamente nunca tivessem encontrado um anão, eles prestaram apenas um pouco mais de atenção ao meu braço direito do que a qualquer outra pessoa”.

Parece que os NightmareKnights chegaram na ilha e foram acompanhados por um anão. Eles afirmaram com certeza que os ilhéus não conheciam a raça anã (pelo menos naquela época). Isso é muito interessante do ponto de vista do enredo porque o que encontramos na cidade é surpreendente e indica que alguém de lá conhecia Kazordoon e os anões muito bem.

Bem, a inscrição na entrada é uma coisa, mas vamos dar uma olhada no que está dentro desta sala enorme.

O rosto do Colosso que parece estar chorando. Que diabos ‘r isso de verdade? Agora você pode ver por si mesmo que algo estranho está acontecendo neste lugar estranho. Isso não deveria estar aqui …

Também temos duas estátuas anãs suspeitas na mesma sala.

Demorou um pouco, mas depois de um tempo, descobrimos o que era este local. Quem esperaria isso? Vingança do Colosso(Revenge oftheColossus) nada mais é do que um grande … Pinball!

Dê uma olhada no gráfico que preparamos. Todos os elementos combinam, até mesmo a palavra “mudar de faixa” na placa na entrada é uma dica do que estamos lidando.

Provavelmente não precisamos explicar o que é pinball, especialmente se você já foi um usuário do Windows XP. Ah, as memórias …

Esta é apenas uma grande alusão? Por exemplo, para o jogo Revenge ofthe ‘Gator lançado em 1989 para o Game Boy. Difícil de dizer. Se você olhar a imagem abaixo, verá algumas semelhanças, mas também não é a mesma escala1:1. No geral, estávamos, e ainda estamos,esperando que o lugar tenha um script e que seja possível ativar algo aqui, ou acionar alguma ação/animação. Tentamos todos os tipos de coisas, clicar em paredes e elementos de design, colocar todos os tipos de esferas e bolas em muitos lugares. Mesmo usando picareta, armas e outros itens em vários objetos dentro. Sem sorte. Talvez vocês possam fazer algo aqui? Este lugar implora por algum tipo de interatividade.

Temos um grande mistério aqui. Em todo caso, além desta sala, não encontramos mais referências ao Colosso na ilha.

Chave de fenda de Kurik ou cinzel de Knightmare?

Mas o que o criador do Colosso e Kazordoon, Knightmare, realmente pensa sobre sua criação? Ele estava orgulhoso e parecia do jeito que ele esperava? Graças à entrevista realizada pelo ex-promotedfansite, Tibianews, sabemos a resposta. Aqui está a citação:

“Algumas idéias simplesmente não funcionam no jogo e estou desapontado com o que vejo, como o colosso na frente de Kazordoon. É muito difícil entender qual é o conceito dele, se você não entrou nele e mesmo assim precisa muita imaginação. Ou a torre de veneno em Edron, simplesmente não parece como que eu queria. É por isso que provavelmente nunca tentei a sorte em uma esfinge tibiana como planejei no passado; o) “

Estamos bem cientes das limitações técnicas impostas aos desenvolvedores de Tibia no momento. Não admira que Knightmare tenha ficado desapontado, embora eu admita que não tive problemas em reconhecer o que é o Colosso à primeira vista.

Por fim, 2010 trouxe algumas novidades interessantes. O Colosso foi praticamente remodelado e graças ao uso de gráficos dedicados ganhou um visual épico. Foi assim que a Cipsoft anunciou em um dos teasers:

“Além disso, os anões de Kazordoon terão terminado a restauração do poderoso Colosso de Kazordoon bem a tempo para a atualização de inverno. Você definitivamente tem que parar por esta obra-prima após a atualização e você certamente ficará maravilhado com a habilidade dos anões. “

Acho que o criador do Colosso se orgulha de sua aparência desde então. Na verdade, é uma boa ideia para uma pergunta, se alguém quiser entrevistá-lo.

Há uma coisa adicional que essa reformulação trouxe que precisa ser mencionada. Dois ninhos de pássaros apareceram nas proximidades do Colosso. Um vazio e outro com ovos.

Na época da reformulação, esses eram os únicos ninhos no jogo. Isso é apenas decoração ou algum tipo de pista útil para descobrir os segredos dos anões? Não há como interagir com esses objetos, não dá nem para usar a opção “olhar” no ninho com ovos. Talvez atribuir a esses ninhos um papel maior do que decorativo seja um pouco exagerado, mas admita, um verdadeiro caçador de mistérios deve prestar atenção até mesmo a detalhes aparentemente insignificantes.

Partes do todo

Como mencionamos anteriormente no artigo, o Colosso teve um impacto inegável no Tibia e em sua população. De que outra forma explicar o fato de que encontramos símbolos feitos à sua semelhança em diferentes partes do mundo Tibiano?

O Projeto Yeah Beach é uma casa localizada em Meriana, e como podemos ver claramente, as mãos do Colosso, assim como o sprite de seu rosto, foram usados para construí-la.

WindbornColossus Armor (Armadura de colosso Windborn), este é um item imperdível quando se procura por coisas relacionadas ao Colosso no Tibia.

O dedo do pé do Colosso pode ser encontrado na casa de Jack (Stonehome).

Esculpir é o hobby de Jack, então a presença de várias estátuas na casa não deve ser nenhuma surpresa. Você tem que admitir, porém, que o dedo do pé do Colosso é … Uma escolha interessante.

Arma secreta

Os anões são, sem dúvida, a raça mais avançada tecnicamente no Tibia atual. Tecnomantesengenhosos, construções monumentais e o aproveitamento da força do vapor, esses e outros aspectos os tornam um jogador importante na arena das nações Tibianas.

Um dos poucos NPCs que tem algo a dizer sobre o Colosso é Talphion, o líder dos tecnomantesem Kazordoon. Um anão que é, sem dúvida, infernalmente inteligente, além de louco.

Ele nos revela que existem planos para mecanizar o Colosso para que ele possa se mover. Você consegue imaginar isso? Um verdadeiro mech no Tibia provavelmente seria uma das armas mais poderosas que se possa imaginar. Claro, estamos deixando nossa imaginação correr solta aqui, mas eu imagino mais ou menos como a imagem abaixo:

Talphion também tem outro plano, um pouco menos ambicioso, para o Colosso:

Um relógio montado no topo de uma estátua? Engraçado, mas isso imediatamente me traz à mente uma imagem do Big Ben em Londres. : D

Como você pode ver, as idéias de Talphion são visionárias e estranhas. É por isso que ele é um de nossos NPCs favoritos.

Agradecimentos especiais a Dark Gladir pela permissão de usar screenshots de seu arquivo  doTibia. O que é? Deixe-me colar a captura de tela de sua postagem, que explica tudo:

No arquivo você encontrará screenshotsantigas, sites mais antigos do tíbia, instalações, sprites, artworks de fãns, artworks da CIP, mapas, highscores, fotos reais de jogadores, membros da CIP e convenções do Tibia.

Importante

Se você ou seus amigos tenham qualquer screenshotsantiga, por favor poste aqui ou nos envia através de mensagem privada. Eu vou fazer upload do arquivo para todos aproveitarem. Se você possui qualquer arquivo antigo do Tibia ou artworks, isso também seria útil.

Screenshots que precisamos:

Mainland 1997-2003, versão 1.0 – 7.11 (antes do sistema de skull (caveira))

Rookgaard 2000-2011, versão 5.2 – 9.0 (antes da rookieguardquest)

Obrigado pela ajuda 😊

Aqui está o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1QqQjG_NWgMZnqbQmYQKUzwk9VNqm5gfH

Agradeço também a Mogh e Haishen por sua ajuda inestimável com pesquisas e outras coisas.

Fontes:

https://www.tibia.com/news/?subtopic=newsarchive&id=1525

https://www.tibia.com/news/?subtopic=newsarchive&id=2020

https://www.tibiawiki.com.br/wiki/Colossus_Fortress

https://tibia.fandom.com/wiki/Talk:Keys

https://tibiamaps.io/map#32583,31911,7:0

https://web.archive.org/web/20051206035419/http://www.tibianews.net/section.asp?Ids=2&Id=40

https://tibiaevents.com/knightmare

https://en.wikipedia.org/wiki/Revenge_of_the_%27Gator

https://tibiamaps.io/map#33612,31990,7:2

https://tibiamaps.io/map#34107,32336,7:0

https://cdna.artstation.com/p/assets/images/images/001/870/118/large/kait-kybar-mecha.jpg?1454001167

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Big_Ben,_London.JPG

https://en.wikipedia.org/wiki/Colossus_of_Rhodes

https://tibiopedia.pl/updates/6.10

• This topic was modified 1 week, 4 days ago by Bosst.
Viewing 1 post (of 1 total)

You must be logged in to reply to this topic.

A password will be emailed to you.